Faça você mesmo

3 dicas para solucionar infiltração no banheiro sem mistério

3 dicas para solucionar infiltração no banheiro sem mistério

Precisa resolver, mas não sabe por onde começar? O Moradigna te ajuda.

Como você já sabe, o Moradigna, negócio de impacto social em habitação, será o primeiro coletivo do ano a participar do nosso Ferramentas que Fazem. E enquanto a ação nas casas em São Paulo não acontecem, vamos dividir algumas dicas de cuidados com a casa, de quem entende do assunto.

A primeira dica é sobre um dos ambientes mais importantes de um lar: o banheiro. Sendo o espaço mais úmido da casa, é muito comum o surgimento de infiltrações. É preciso ter atenção com os sinais e as causas, pois esse tipo de problema pode comprometer a estrutura do imóvel e a saúde dos moradores. Listamos 3 dicas especiais que vão te ajudar a solucionar esse problema de forma rápida e simples.


1º Passo: descubra a origem

As infiltrações podem surgir por diversos motivos. Detectar a sua causa é fundamental para agir com precisão. Em geral, o que gera infiltração no banheiro pode vir:

  • de rejuntes mal executados;

  • pisos inadequados para áreas molhadas, como cerâmica que absorve água;

  • esquadrias externas mal executadas;

  • falta de proteção em alvenaria externa;

  • telhados danificados;

  • folhas nas tubulações de água e esgoto e umidade do terreno.

Infiltrações nas juntas do azulejo, por exemplo, ocorre devido a falhas na aplicação da argamassa no rejunte. Pode ocorrer também por erro de material, quando é usado a argamassa rígida em rejunte flexível.


2º Passo: encontre uma solução adequada

É importante entender que resolver uma infiltração apenas usando produtos de impermeabilização pode não ser a melhor alternativa, pois isso cria uma barreira que impede a passagem da água, levando-a por caminhos diferentes, até falhas na própria impermeabilização.

Se houver vazamento nos canos ou se a impermeabilização foi mal feita, a água vai entrando e estragando a parede, passando pelo concreto e corroendo as armaduras de aço da estrutura da casa, que com o tempo pode ruir. Coisa séria!

Para um revestimento bem sequinho, Moradigna indica:

  • revestimentos cerâmicos;

  • tinta epóxi, principalmente para não quebrar azulejos, pois pode ser aplicada sobre eles;

  • fórmica, que, além de ter longa durabilidade, pode ser encontrada em diferentes estilos. A aplicação é feita com cola de contato para madeira. Para limpar, um pano com água e sabão é suficiente.

Além disso, existem outros problemas que causam infiltração em banheiros, como empoçamento e cantoneiras com falha. No caso de acúmulo de água, uma das coisas está na falta de caimento do piso. É preciso ter um desnível de 1% entre os cantos da parede  na direção dos ralos, para favorecer o escoamento.

No caso das cantoneiras, se houver falha na sua fixação, no encontro de diferentes planos, podem acarretar danos ao revestimento cerâmico, permitindo assim a infiltração. O mesmo problema ocorre com a fixação do ralo, quando feita acima do nível do piso acabado.


3º Passo - Conte com quem entende do assunto

Tudo bem acreditar no seu talento de resolver por si, mas é necessário consultar profissionais da área. Eles irão garantir a eficácia e a durabilidade do processo de impermeabilização.

Mas, atenção: caso os canos não sejam aparentes ou passem por condutores externos, será necessário rasgar a parede ou piso para passar novos tubos. Não deixe o pessoal da obra mexer nas paredes estruturais ou colunas de concreto para instalar canos e outros aparelhos hidráulicos. Se parte da estrutura for rompida, a parede ou laje pode trincar ou até cair.

E aí, gostou deste conteúdo? Esperamos que esse tenha ajudado você a ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e encontrar uma solução para seu problema. Nos vemos no próximo post. Até lá!

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net