Faça você mesmo

Aprenda o jeito certo de congelar os alimentos!

Aprenda o jeito certo de congelar os alimentos!

Você sabia que cada alimento tem um jeito ideal de ser congelado para conservar sua qualidade por mais tempo? Confira algumas dicas!

Hoje em dia é difícil achar alguém que não tenha uma rotina corrida. E nesse dia a dia frenético, as refeições sofrem bastante: a correria do dia a dia faz com que as pessoas não tenham o mesmo tempo para preparar as refeições e, consequentemente, se voltem bastante para os congelados. E não tem problema! Mas que tal se organizar para, ao invés de se apoiar em industrializados, ter sempre à mão ingredientes frescos que facilitem e agilizem o preparo de refeições caseiras?

Congelar alimentos é uma forma de conservação que facilita a rotina na cozinha. Mas para utilizar este método, é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento! Para ajudar você a otimizar essa prática, separamos algumas dicas:

Vegetais: 

Para melhor conservar os vegetais, o indicado é que você cozinhe-os antes, de preferência no vapor para não perder os nutrientes, e em seguida, mergulhe-os em água gelada. A partir disso, você deve deixar que escorram e em potes plásticos com tampa ou em sacos plásticos, retirando o ar. Isso ajuda a manter o frescor dos vegetais e a não perder os nutrientes presentes neles.

Frutas:

As frutas devem ser congeladas lavadas, sem casca e caroço, em recipientes próprios. Uma maneira simples é congelar em forma de purê ou suco - o que é ideal se você costuma preparar caldos ou smoothies com as frutas.

Outra dica é cortar em pedaços menores para melhorar a acomodação das frutas e utilizar forminhas de gelo, o que deixa pequenas quantidades ideais para serem divididas em porções para você fazer sucos, caldos e vitaminas.

Carnes:

A primeira regra para congelar carnes é nunca nunca temperar antes de guardar. O tempero deve ser usado apenas quando a carne for preparada para aquela janta ou almoço prático e delicioso. Para que sua vida fique ainda mais simples, a dica é já deixar os cortes prontos nas porções do tamanho que você costuma consumir, assim só precisa pegar a quantidade certa de bifes ou filés para a refeição do dia. É importante também que você congele as porções em recipientes ou saquinhos próprios, a fim de não grudar um pedaço no outro.

Grãos: arroz, feijão, lentilha

Quer deixar algumas porções congeladas para ter a opção de apenas aquecer os pratos e já ter uma refeição completa? Para congelar arroz, feijão, lentilha ou similares, a dica é cozinhar com menos sal do que o normal, já que depois de descongelado, o sal ganha sabor acentuado. É importante que cada alimento esteja em seu próprio pote plásticos ou de inox. Que tal? Está pronto para deixar seu dia a dia na cozinha mais simples e suas refeições muito mais práticas e saborosas?

A Tramontina tem tudo para ajudar você a ter um dia a dia mais tranquilo!

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net