Faça você mesmo

As mãos mais especiais de Osasco

As mãos mais especiais de Osasco

CER II Edmundo Burjato atende 200 pessoas com necessidades especiais e proporciona experiências, sensações, protagonismo e autonomia através da natureza.

Nosso Projeto Ferramentas que Fazem está completando 3 anos de muita atividade, mão na massa, histórias incríveis e coletivos inspiradores. Agora, vamos arregaçar as mangas, escolher nossas melhores ferramentas e seguir para um novo desafio.

O primeiro desse ano será ao lado de pessoas muito especiais. Mas antes de a gente contar quem são elas, vamos contar um pouco da sua história. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é um conjunto de benefícios garantidos pelo SUS que tem o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com deficiências, garantindo atendimento integral para promoção, prevenção, reabilitação, estimulação precoce, reinserção social e oferecimento de órteses e próteses. Grande parte desse atendimento se dá nos Centros Especializados em Reabilitação, os CER, que promovem uma série de acompanhamentos de acordo com as necessidades de cada pessoa. É em um centro desses que nosso projeto vai aterrissar nos próximos dias.

O que é um CER e como atua?

Os Centros Especializados em Reabilitação são verdadeiros pontos de referência para a Rede de Atenção, com a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos, promovendo atividades interdisciplinares e com o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado. Cada indivíduo recebe acompanhamento a partir das suas necessidades particulares, sendo acolhido no CER por uma equipe multidisciplinar, que elabora um plano terapêutico a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Nossa primeira ação de 2019 vai impulsionar esse trabalho lindo junto ao ​CER II Edmundo Burjato​, de Osasco. Lá eles atendem 200 jovens e adultos com necessidades especiais, focando no desenvolvimento integral, valorização e autonomia dos conviventes. Dentre diversas atividades, será na oficina de meio ambiente que nossas ferramentas vão se destacar nessas mãos especiais.

Experiência, sensações e autonomia

São oferecidas diversas atividades que aproximam os conviventes de forma saudável e prazerosa com o meio. Na oficina de meio ambiente, não se busca fazer uma horta cartesiana produtiva, mas sim um espaço propício para o trabalho coletivo onde cada um possa experimentar, respeitando suas especificidades e ritmo.

Mexer na terra, sentir cheiros, texturas, preparar o canteiro, escolher o que vai plantar, onde, acompanhar e participar do processo de cultivo, cuidados, regas, crescimento, colheita e consumo e também o reconhecimento das formas das plantas e a relação com a alimentação no dia-a-dia são as experiências e sensações vividas pelos conviventes. Depois de plantar e colher, hora de comer, né? Aí entram as oficinas de culinária com receitas saudáveis: saladas de frutas, sucos naturais, chás, que vão além do aprendizado, proporcionando a partilha e convivência ao redor da mesa.

“​É também nesse processo que aprendemos a lidar com sentimentos como a frustração: tem semente que vinga, outra não. De espera e paciência. De cuidar e respeitar os seres vivos. Do compartilhamento: de saberes, de trabalho coletivo, de risadas. De entender os ciclos: da planta que cresce, dá flores, frutos, sementes e morre espalhando novas sementes por aí. Das folhas que caem das árvores, decompõe e viram adubo. Da água, que evapora e chove. Da Lua que influencia os momentos de plantio, poda, colheita. E, principalmente, dos nossos próprios ciclos e relações com o entorno.”​ — Thaiza Pedroso, educadora ambiental da CECCO Osasco

São propostos também momentos lúdicos e de descontração com temas relacionados à natureza: contação de histórias, rodas de música, dança que estimulam o movimento e a criatividade. Momentos meditativos e de exercícios de respiração na sombra da árvore e caminhada, passeios externos para parques e feiras também compõe a rotina do grupo.

Deu pra se inspirar com essa história linda? Em breve, a gente conta mais e mostra o resultado do nosso encontro com essas pessoas tão especiais. Acompanhe nossas redes para descobrir as próximas cenas dessa ação e conheça mais o trabalho do CER II Edmundo Burjato na página oficial no ​Facebook​ e ​Instagram​.

Até breve!

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.