Decoração

Comprei um novo eletroeletrônico e ele não encaixa na tomada, e agora?

Comprei um novo eletroeletrônico e ele não encaixa na tomada, e agora?

O tamanho do plugue define se ele precisa de mais ou menos potência. Leia e descubra a diferença entre as tomadas de 10A e 20A!

Na hora da construção/reforma sabemos que instalações elétricas bem planejadas, são sinônimo de segurança. Para cada tipo de imóvel e utilização, um projeto diferente é criado e configurado de acordo com a necessidade. Do quadro de distribuição até as tomadas, tudo deve ser pensado para evitar quaisquer acidentes relacionados com eletricidade que possam causar danos patrimoniais ou humanos.

Um fator importante que deve ser considerado na instalação elétrica doméstica é a amperagem, que nada mais é do que a quantidade de energia que flui por um aparelho elétrico. Cada componente, como fiação e tomada, tem uma corrente (amperagem) adequada, assim os diversos eletrodomésticos e eletroeletrônicos funcionam em diferentes correntes, em geral de 10 ou 20 ampères (A) que, por sua vez, exigem plugues específicos.

Sabemos que comprar o eletroeletrônico tão desejado é sempre uma felicidade, você chega em casa louco de vontade de começar a usar e então aquela surpresa: “como assim, o plugue não encaixa na tomada?”

Mas não se preocupe! Muitos só percebem isso quando vão testar determinados aparelhos. Você compra o eletroeletrônico, mas acaba não percebendo que o plugue é acima de 10A e quando chega na sua casa, descobre que todas as tomadas são de 10A. Por isso, ficam as perguntas: o que fazer nesse caso? E por que isso acontece? 


Por que isso acontece?

As tomadas com o padrão brasileiro possuem diferentes conectores devido à intensidade da corrente. Para corrente de 10A, os conectores são mais finos, com diâmetro de 4,3mm. Para os de 20A, os conectores são maiores com diâmetro de 5mm.

É tudo uma questão de segurança! Existem aparelhos que dependem de correntes mais fortes, por isso a recomendação de ter este tipo de tomada em ambientes com equipamentos que exijam maior capacidade como cozinhas, banheiros, lavanderias e áreas externas. Assim, a tomada de 20A é para produtos como micro-ondas, secadores de cabelo profissionais, fogões, fornos elétricos, auto-claves, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, secadoras, fritadeiras, ferros de passar e etc.

Já produtos como celulares, televisões, batedeiras, chaleiras elétricas, entre outros, funcionam com uma corrente mais baixa, neste caso, usando a tomada de 10A que é recomendada em ambientes como salas, quartos e escritórios.


O que fazer neste caso?

Caso você perceba que o plugue não encaixa na tomada devido ao seu tamanho, há um problema de incompatibilidade e a recomendação é não substituir as tomadas. A primeira coisa a se fazer é chamar um profissional especializado, o eletricista, para que ele efetue uma manutenção em sua instalação elétrica adequando ao novo equipamento.

É importante lembrar que utilizar adaptadores não é a solução indicada e nem a mais segura, pois é muito provável que a fiação por trás da parede tenha um diâmetro menor e tenha sido projetada para correntes menos intensas. Além disso, somente efetuar a troca de tomada pode não ser a melhor solução, já que é necessário que o circuito ligado a esta tomada esteja dentro das normas e de acordo para receber essa carga, caso contrário, acidentes como incêndios ou curtos-circuitos podem acontecer. Por isso, é importante sempre optar pelo trabalho de um profissional qualificado.


Como sei se o que estou comprando é de 10A ou 20A?

Normalmente, os plugues dos aparelhos eletroeletrônicos possuem uma marcação que identifica a corrente elétrica que passa por ali. Sempre confira a marcação sinalizada no plugue do equipamento!

Existem equipamentos que possuem outras correntes elétricas diferente de 10A ou 20A. Assim, sempre que exceder 10A você deve conectá-lo em uma tomada de 20A, para não ocasionar nenhum problema no equipamento ou na instalação elétrica.


Você pode diferenciar a instalação usando tomadas 10A ou 20A, como?

A Tramontina possui tomadas de 10A e 20A na cor branco e grafite. Mas se você quer ter a certeza de qual tomada na sua casa é de 20A, é possível adquirir também na cor vermelha. A identificação fica mais fácil e você evita problemas com seus equipamentos.


Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.