Faça você mesmo

Cuidados especiais com a­­ poda de suas plantas

Cuidados especiais com a­­ poda de suas plantas

O momento da poda não é uma tarefa fácil, mas com estas dicas é possível podar com total segurança e evitar doenças em suas plantas!

O inverno introduz a melhor época do ano para podar as plantas, já que a maioria das plantas ornamentais e frutíferas como videira, pessegueiro, kiwizeiro, entre outras, entram em estado de dormência para crescerem com tudo na primavera.

Porém, o que não pode ser esquecido é que a poda é um ferimento, que, apesar de necessário para o crescimento da planta, se não for feita corretamente, dando o tempo certo da planta se recuperar, pode ser uma abertura para a incidência de doenças.

Algumas dessas doenças são causadas por vírus, fungos e bactérias e, por serem de difícil controle, podem ser disseminadas nesse período da poda. Isso pode ocorrer através do contato da lâmina de corte de uma ferramenta com uma planta contaminada e, em seguida, com uma planta saudável.

Por isso é muito importante que após a poda de uma planta doente, se realize a higienização das ferramentas com amônia quaternária, termoterapia (água quente) ou outros produtos comerciais utilizados para esse fim.

As ferramentas de poda como: serrote, tesourão de duas mãos e tesoura, deverão ser utilizadas limpas, lubrificadas e afiadas, para que tenham o melhor desempenho durante o uso e provoquem corte lisos, facilitando a cicatrização da planta e minimizando a sua exposição ao ataque de doenças.

Nunca esqueça:

    • Mantenha as ferramentas afiadas;

    • Faça cortes lisos e retos;

    • Tente fazer cortes em 45 graus para evitar o acumulo de água nos galhos

Caso queira uma proteção ainda maior, após a poda da planta, dependendo da espécie, é recomendado a aplicação de produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro.

    

Importante lembrar que, mesmo depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las corretamente com água e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e, é claro, os produtos de higienização. Após, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.

Com esses cuidados você estará contribuindo para o desenvolvimento saudável da planta, além de preservar suas ferramentas por muito mais tempo.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.