Tramontina - Blog do Mestre

Churrasco

Tramontina - Blog do Mestre

O domínio do Fogo

O domínio do Fogo 2018-06-06 23:59:00

Era tarde de domingo, o sol estava a pino e, ao redor da piscina, o zumzumzum dos convidados ficava cada vez mais alto. Eles já davam sinais de impaciência. E o motivo estava a poucos metros dali: o churrasco. Ou melhor, a falta dele até então.

Em volta da churrasqueira, o jovem Carlos penava para fazer o fogo. Bastava uma pequena faísca se acender para logo virar fumaça, assim como as esperanças do pobre assador.

"Dia difícil, garoto?", perguntei enquanto me aproximava.

"Difícil vai ficar é pro sujeito que inventou esse maldito churrasco...", resmungou Carlos enquanto fracassava miseravelmente em mais uma tentativa de acender a churrasqueira.

"Ei, mais respeito, meu jovem! Você tem muito o que aprender sobre isso." 

"Ótimo, professor… dá pra começar pelo fogo?", perguntou o churrasqueiro insolente.

"Calma, rapaz! O homem levou milhares de anos para tirar fogo de pedra. Pra que essa pressa agora? Até parece que vai assar um mamute!". 

"Olha, Mestre... Se eu não espetar aquela linguicinha temperada de uma vez, o mamute que vai pra brasa sou eu, viu?" 

"Lição número um: é o assador que domina o fogo, e nunca o contrário. Tem sido assim desde o tempo das cavernas, quando um hominídeo misterioso se aproximou do fogo com um segredo que mudaria para sempre a história da nossa espécie. Era um pequeno assado para um homem das cavernas, mas um grande passo para a humanidade. 

Ao redor da fogueira, todos observavam o forasteiro com atenção. O misterioso homem puxou um galho afiado. Mas em vez de começar uma peleia, tratou de espetar uma bela paleta de caça. Colocou a carne sobre o fogo. Nem muito perto, nem muito longe. Na distância perfeita para assar lentamente. E assim fez-se o primeiro churrasco. 

Depois disso, meu jovem, o mundo nunca mais foi o mesmo. Ele passou a girar em torno do churrasco. A roda, por exemplo, só foi inventada para levar mais carne até o churrasco. A bússola? Para encontrar o churrasco mais próximo. A lâmpada? Adivinhe! Para fazer chur-ras-co, até a noite. Não é maravilhoso?

Sabe, meu filho, o churrasco nasceu lá nas cavernas. Mas foi aqui no Sul do América que ele ganhou o sabor que a gente conhece. Isso porque o homem do pampa temperava a carne com sal grosso para durar mais tempo. Mal sabia ele que hoje uma costela não dura nem 2 minutos depois de sair do espeto!"

"Poxa, Mestre. É uma história e tanto...", disse Carlos embasbacado.

"É sim. Mas assim como ela, o meu trabalho aqui chegou ao fim."

Como se acordasse de um feitiço, o jovem assador deu um pulo ao ver que o churrasco estava tinindo na grelha e que seus convidados já se deliciavam com as linguicinhas e o pão de alho. Carlos nem percebeu, mas enquanto recebia os meus ensinamentos, a chama churrasqueira se acendia dentro dele. 

"Mas… mas… Mestre! Fui eu mesmo que assei toda essa carne?", perguntou incrédulo.

"Sim, e os legumes da turma ali também!" 

"Nossa, eu nem sei como agradecer. Como eu faço para encontrar o senhor de novo?", gritou ele enquanto eu partia a galope.

Carlos nem me deu tempo para responder. Emocionado com o feito, derrubou o mais belo espeto de picanha na brasa. Então, naquele momento, algo me disse que ainda nos veríamos outra vez.

Mestre Churrasqueiro - Tramontina

Sobre o Autor

Antes da invenção do fogo, os homo sapiens estavam perdidos. Sem nenhum propósito no mundo. Até que um homem das cavernas bateu duas pedras e delas tirou uma faísca. Você pode pensar que ele foi o hominídeo mais importante da história, mas não se engane. O mais impressionante aconteceu depois. Um homem surgiu com um pedaço de carne e o colocou no fogo. Aí sim, tudo fez sentido. Esse homem, até então desconhecido no mundo, existe até hoje. Seu conhecimento na arte de assar, grelhar e transformar carne crua na maior refeição que existe se acumulou durante os últimos milhares de anos. Sua existência é uma lenda? Sim. Mas acredite: ele existe. É conhecido como Mestre Churrasqueiro. E essa é a sua história.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net