Faça você mesmo

Saiba como eliminar o mofo de casa

Saiba como eliminar o mofo de casa

Confira técnicas que vão te ajudar a acabar e prevenir esse problema

O Moradigna compartilhou com a gente mais um material muito especial. Dessa vez, vamos tratar de um assunto que pode ser bastante comum no nosso dia a dia: o mofo. O excesso de umidade é o fator que facilita o surgimento de bolor e mofo, especialmente quando chove muito ou quando há um problema estrutural na sua casa. Geralmente, o problema aparece em armários e guarda-roupas, com o poder de estragar o mobiliário, paredes, roupas e até eletrodomésticos.


O mofo é causado por fungos que, podem até ser desejados no processamento de queijos e vinhos, mas em casa podem trazer consequências graves para sua saúde. Por isso, é muito importante que você saiba exatamente removê-lo e garantir que ele não volte mais.


O primeiro passo é descobrir de onde vem a umidade da sua casa, responsável por causar esse mofo. Por isso, é muito importante saber se há alguma infiltração na estrutura para agir com precisão.


Elimine o mofo da sua casa

Listamos algumas dicas bem simples que você pode aderir no dia a dia e que vão te ajudar a evitar o mofo dentro de casa. Olha só:

  • Se a sua casa tem ambientes muito úmidos, evite o uso de cortinas e tapetes, porque eles podem ajudar a proliferar o mofo;
  • Opte por tintas antimofo para cobrir as paredes de muita umidade;
  • Deixe um espaço entre os móveis e a parede para permitir a passagem de ar;
  • Mantenha sempre limpo os locais escondidos por móveis;
  • Mantenha a porta do banheiro fechada durante o banho, para evitar que a umidade se espalhe.

 

Todas essas dicas servem para prevenir o problema. Mas se você já tem mofo instalado em algum móvel ou cômodo, não se preocupe. Preparamos receitinhas caseiras e ideias valiosas de como solucionar o problema ainda hoje. Como tirar o mofo de roupas, de armários, paredes e teto? Confira abaixo:


Roupas brancas: misture 1 colher de sal com suco de limão e vinagre. Depois esfregue sobre o tecido afetado pelo mofo, enxugue e deixe secar bem. Outra dica é misturar 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de detergente de louça e 50ml de água sanitária. Esfregue na mancha e deixe a peça de molho por 20 minutos. Lave normalmente.

 

Roupas coloridas: molhe o tecido com um pouco de suco de limão e depois esfregue delicadamente durante 5 minutos. Enxágue a roupa e deixe secar.


Couro:  limpe a peça com um pano molhado em vinagre de maçã e depois hidrate o local com vaselina ou óleo de amêndoas.


Roupas guardadas: se você tem roupas guardadas por mais de 3 meses, elas devem ser colocadas para arejar durante algumas horas e só depois devem ser lavadas.

 

Armário: se o mofo se espalhou pelo armário, retire todas as roupas de dentro e coloque 1 litro de vinagre para ferver. Tire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador e passe nos locais com mofo e depois passe um pano molhado no local. Deixe as portas do armário abertas para que o material seque e o cheiro seja eliminado.

 

Gavetas: retire tudo de dentro e prepare uma solução de 1 litro de água para 4 colheres de sopa de vinagre. Umedeça um pano com a solução e passe nas partes internas. Garanta que os cantos estejam bem limpos. Deixe secar bem (de preferência de um dia para o outro) e só então reponha tudo no lugar.

Paredes e teto: aplique álcool gel com uma esponja macia. Em seguida, passe um pano seco. Simples, né? Caso a parede esteja com bolhas de umidade, você deve lixá-la até remover o bolor. Depois, lave com água sanitária e água (na mesma proporção). Em seguida enxágue, com água limpa e, quando estiver totalmente seca, aplique tinta para cobrir o estrago.


Dicas extras:

-       Coloque alguns pedaços de giz no seu guarda roupa. O giz absorve a umidade do ambiente e evita que o fungo apareça;

-       Não coloque armários em paredes por onde passam tubulações hidráulicas;

-       Prepare a parte do móvel que ficará recostado à parede, forrando-o com fórmica ou outro material isolante, que não absorva água.

 

Prevenir é a melhor atitude

 

A melhor dica para se livrar do mofo é eliminar as condições de calor e umidade, que são ideais para o seu crescimento. Cuidar disso é garantir o seu bem-estar e saúde e também das pessoas que convivem com você.

 

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe este post nas suas redes e acompanhe o material especial criado pelo Moradigna. Vem mais por aí. Até a próxima! 

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net