Faça você mesmo

Seu jardim florido em qualquer estação

Seu jardim florido em qualquer estação

Passo a passo e dicas para cultivar as flores de outono/inverno

Quando acaba o verão, o cenário muda e fica pronto para as transições. Com a nova estação, as temperaturas mais amenas convidam a natureza a se modificar e muitas plantas encerram seu ciclo (plantas de verão), dando espaço a outras espécies que se adaptam melhor a essas condições climáticas (plantas de outono/inverno).

Se você adora curtir sua área ao ar livre, aproveitando os dias em meio as plantas e flores, que tal conhecer algumas dicas de cultivo para deixar o seu jardim ainda mais florido? É uma oportunidade para renová-lo e trazer ainda mais cor para os dias mais frios!


Inúmeras flores podem ser cultivadas nessa época do ano, como: amor perfeito, boca de leão, calêndula, repolho ornamental, entre outras. Escolha suas preferidas e mãos à obra!


A primeira dica é sobre o clima, que quando mais fresco, acaba influenciando no solo, já que não precisa de tanta irrigação quanto no verão. Utilize solos com boa drenagem e molhe apenas quando ele estiver realmente seco, evitando o acúmulo excessivo de água que pode resultar na umidade em excesso e propiciar o aparecimento de pragas e fungos.

Sem dúvidas a orientação solar é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da planta. Algumas precisam de calor e luz, outras de sombra. Por isso, no caso das flores de outono/inverno, faça os canteiros voltados para o norte, que tem maior exposição solar.

Sempre revolva o solo sem esquecer da adubação! Você pode cuidar da terra uma vez por mês com um composto orgânico, que além de durar mais, altera a retenção de água e a aeração da terra.

A limpeza dos canteiros é essencial! Sempre preste atenção na retirada dos torrões, galhos e raízes, regularizando o terreno e reduzindo o risco do aparecimento de pragas e doenças.


Por fim, realize o plantio com as flores escolhidas e comece a nova estação com seu jardim renovado.


E aí? Está pronto? Conte com a gente para escolher as ferramentas certas!

Novidades