Gastronomia

Tramontina Mix Color: Uma receita para cada tábua

Tramontina Mix Color: Uma receita para cada tábua

Quando uma linha ajuda você a fazer bonito em diversas receitas, fica fácil experimentar na cozinha!

A linha Mix Color trouxe ainda mais uma facilidade para o dia a dia na cozinha: tábuas coloridas indicando o uso indicado dos alimentos em cada tábua. Isso ajuda, pois você sabe exatamente qual tábua usar na hora do preparo da sua receita e não corre o risco de misturar ingredientes e misturar sabores, além de otimizar a higiene dos seus utensílios!

Cada tábua tem uma ilustração indicando a melhor prática, mas nós ajudamos:
A branca para pães e queijos;
A vermelha para carnes cruas;
A verde para legumes e verduras;
E a azul para peixes. 

E caso você tenha ficado na dúvida, vamos dar receitas que combinam com cada uma das tábuas para ficar bem claro!

Para a tábua branca: Brusquetas Italianas

A receita tradicional da brusqueta!

Ingredientes:

3 tomates sem sementes e picados

1 cebola picada

1 dente de alho picado

1/2 colher de chá de manjericão seco

1/2 colher de chá de orégano seco

1 baguete

250 g de mussarela fresca, fatiada

Azeite de oliva e sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture o tomate, a cebola, o alho, o manjericão, o orégano, o sal e a pimenta. Misture bem, cubra e ponha na geladeira. Ligue o forno a 190 ºC e, enquanto ele aquece, corte a baguete em 12 fatias no sentido diagonal na tábua branca da linha. Arrume as fatias de pão numa assadeira e leve-as ao forno por 5 minutos, ou até que estejam douradas. Abaixe a temperatura do forno para 125 ºC. Passe a mesma quantidade da mistura de tomate em cada torrada. Cubra cada uma com uma fatia de mussarela. Ponha as fatias no tabuleiro e leve ao forno para que o queijo derreta e comece a escorrer sobre o tomate, cerca de 2 minutos. Sirva imediatamente.


Para a tábua vermelha e verde: Filé Suíno com Purê de Queijo Colonial

A dica é do chef Marcelo Schambeck!

Ingredientes:

800g de filé suíno limpo

500g de batata branca sem casca

250g de queijo colonial

70g de manteiga 

Sal e pimenta-do-reino

Azeite de Oliva

Modo de Preparo:

Em uma panela, distribua as batatas e complete com água e uma colher de sopa de sal. Leve ao fogo e cozinhe até estarem macias. Enquanto as batatas estão cozinhando, rale o queijo em ralador grosso.

Para fazer o purê, primeiro corte a batata em cubos menores na tábua verde da linha. Depois, coloque os cubos em um processador com 50g de manteiga e um pouco de água do cozimento. Triture e vá aos poucos colocando o queijo, que deve derreter e ser incorporado à mistura. O resultado será um purê liso e aveludado. Tempre com sal e pimenta à gosto.

Para finalizar, vamos grelhar o filé. Primeiro, na tábua vermelha, faça lâminas grossas do filé. Enquanto isso, aqueça a panela e coloque algumas gotas de azeite. Tempere a carne com sal e pimenta e, quando a panela estiver quente, coloque a carne e vá selando as lâminas de todos os lados. Uma dica: coloque no final do cozimento os 20g de manteiga que sobraram para formar um molho escuro. 

Agora é só servir com o purê!


Para a tábua verde: Ragu de Cogumelos

A dica é do chef Marcelo Schambeck!

Ingredientes:

300g de cogumelo castanho ou paris

300g de cogumelo shiitake

300g de cogumelo shimeji

1 xícara de chá de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher de café de gengibre ralado

⅓ de xícara de chá de vinho tinto seco

Cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Na tábua verde da linha, corte os cogumelos castanhos e shiitake em lâminas não muito finas e solte o shimeji. Aqueça uma frigideira em fogo médio e coloque a manteiga. Deixe derreter e dar uma leve queimada, coloque a cebola e o alho e refogue-os até dourar. Depois, acrescente o gengibre e os cogumelos e aumente o fogo. Mexa bem, e quando a água liberada pelos cogumelos secar, adicione o vinho. 

Ao evaporar, junte o creme de leite fresco, ajuste o sabor com sal e pimenta, mexa novamente e deixe cozinhar por 05 minutos. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha.

E para a degustação ficar ainda melhor, a dica do chef é servir com pão pita!


Para a tábua azul: Rocambole de Batata

Ingredientes: 

1/2kg de batata inglesa

150g de salmão

1/2 xícara de maionese

4 colheres de sopa de farinha de trigo

1 ovo

1 colher de manteiga

1 cebola

Modo de preparo:

Recheio:

Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola picada. Após, corte o salmão em cubos na sua tábua azul da linha e junte à panela, refogando até ficar macio. Misture a maionese e reserve.

Massa:

Em uma tigela, misture as batatas cozidas e espremidas, a farinha de trigo e a gema. Após, sove com as mãos até obter uma massa que não grude.

Abra a massa sobre papel alumínio formando um retângulo, espalhe o recheio e enrole. Em seguida, mova o rocambole para uma forma, pincele com maionese, polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net